Artigos sobre: Dúvidas Frequentes

O que fazer se você realizou um Pix Out para a conta errada?

O Pix é um meio de pagamento instantâneo e irreversível. Isso significa que, uma vez autorizado e concluído, não é possível cancelar ou estornar a transação por meio de ferramentas oficiais, mesmo que o erro tenha sido cometido pelo pagador.

Caso você tenha realizado um Pix Out (envio de Pix) para a conta errada, siga as orientações abaixo para tentar resolver a situação.

📌 O que diz o Banco Central?



Segundo o Banco Central, não há como pedir o estorno de um Pix quando o erro foi do usuário. Por isso, é extremamente importante conferir todos os dados antes de confirmar a transação.

🛠️ Passo a passo para tentar reaver o valor:



1. Tente contato com o recebedor



Se o Pix foi enviado para um e-mail ou número de telefone, tente entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor de forma indevida e solicite a devolução amigavelmente.

2. Em caso de recusa na devolução



Se o valor não for devolvido e houver provas de que foi enviado por engano, você pode registrar um boletim de ocorrência (B.O.) e buscar orientação jurídica. Dependendo do caso, a situação pode ser caracterizada como apropriação indébita.

⚠️ Importante:



A Woovi/OpenPix não tem permissão legal para reverter transações aprovadas.

A responsabilidade de revisão dos dados antes da confirmação é do usuário pagador.

O suporte da Woovi/OpenPix pode ajudar com informações da transação e instruções de como prosseguir.

Se tiver qualquer dúvida ou precisar de ajuda, fale conosco pelo chat. Estamos à disposição para orientar da melhor forma possível!

Atualizado em: 22/04/2025

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!