Artigos sobre: Pix

Pix Out: Você sabe o que é?

Se você nunca ouviu falar de Pix Out antes, então chegou a hora de conhecer!

A funcionalidade de pagamentos externos, também conhecida como Pix Out, permite que você efetue pagamentos ou realize transferências para qualquer instituição financeira utilizando o Pix.

Segundo regulamentação do Banco Central, esses procedimentos (pagar e/ou transferir via Pix) podem ser realizados de algumas maneiras. Veremos abaixo algumas delas:


Transferência Pix utilizando Chave Pix



As chaves Pix funcionam como um substituto dos dados bancários. Ao invés de se digitar todas as informações bancárias de quem vai receber a transferência, você irá digitar apenas esse “atalho” para a conta do recebedor que poderá ser: e-mail, número do celular; CNPJ, CPF ou combinações numéricas aleatórias. Uma vez feito isso, logo as informações bancárias vinculadas a essa chave aparecerão na tela e você já consegue validar se os dados pertencem a pessoa ou empresa para quem deseja fazer o Pix.


Pagamento Pix utilizando QR Codes



Outra forma de utilizar o Pix em transações de pagamento e/ou transferência, são os QR Codes.

Existem dois tipos de QR Codes: estático e dinâmico. Vejamos abaixo as diferenças entre eles:


* QR Code Dinâmico

Se trata de um QR Code exclusivo, ou seja, gerado especificamente para cada transação, podendo ser utilizado apenas para realizar uma única cobrança, sendo primordial que a cada nova transação um novo QR Code seja gerado.

O QR Code dinâmico desempenha a função de uma cobrança mais formal, comumente associada a um boleto bancário, e traz em si informações mais detalhadas sobre o que está sendo comercializado.

Ao escolher utilizar um QR Code dinâmico, você tem a opção de adicionar informações sobre a transação como, por exemplo, data do vencimento, valor a ser pago e identificação do recebedor.

* QR Code Estático

Um único QR Code gerado pode ser utilizado para várias transações. Pode tanto já possuir um valor pré determinado quanto permitir que o cliente final insira o valor de acordo com o custo da compra.





Viu como é fácil?!



O objetivo do Pix é trazer não só facilidade e praticidade para o seu cliente, no checkout de uma compra, como também para você que deseja transferir ou pagar utilizando seu saldo disponível na OpenPix.



Nota: Essa funcionalidade ainda está em Beta. Para entrar na lista de espera basta fazer a solicitação pelo suporte.

Atualizado em: 19/08/2022

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!