Reembolso Pix: como fazer

O reembolso é a possibilidade do consumidor receber de volta o valor pago na contratação de um serviço ou na compra de algum produto.

Não há um motivo exclusivo que leve o consumidor a solicitar o reembolso do valor pago. Mas algumas das causas mais recorrentes, para que isso aconteça, são, por exemplo: o produto recebido não foi o mesmo pelo qual o cliente pagou, o produto apresenta algum defeito ou falha, não recebeu o produto, se arrependeu da compra, pagou pelo produto errado.

Independente do motivo, essa possibilidade existe e é importante que você saiba como proceder diante desse pedido de estorno feito pelo seu cliente.

Na OpenPix, existem duas formas de você reembolsar o seu cliente: parcialmente ou totalmente.

Veja abaixo como essas formas funcionam:

Reembolso parcial

É comum acontecer quando o cliente realiza uma compra contendo vários ítens, paga por essa compra e só depois é avisado de que um dos produtos adquiridos não está disponível. Nesse caso, o mais comum é fazer o reembolso apenas do produto indisponível.

E como eu faço para reembolsar só uma parte do valor da compra? Você deve está se perguntando.

Calma, que a OpenPix te ajuda!

Vamos começar?!

Com a plataforma aberta, no menu inicial, clique em "Transações"



A página de transações abrirá.

Agora, com a página de transações aberta, clique em “Transações”



Uma página contendo todas as suas transações, abrirá.
Agora escolha qual transação você deseja reembolsar e clique nela

Veja o exemplo:



Após clicar na transação a ser reembolsada, uma página dos detalhes da transação abrirá.
Nesse ponto, clique em “Reembolsar”



Logo, aparecerá na tela a página contendo os detalhes da transação como: valor e o nome do cliente. Confira se está tudo certo!

Se tudo estiver correto, hora de finalizar o reembolso!

Você verá uma mensagem pedindo para que você confirme o reembolso digitando os 4 últimos caracteres do ID da transação.

Digite os 4 últimos caracteres do ID no campo em branco:



Após digitar os caracteres selecione a opção “Reembolso Parcial” e digite no campo que aparecerá, o valor a ser reembolsado:



Agora é só finalizar o reembolso clicando em “Confirmar Reembolso”



Após concluir toda a etapa do reembolso, você será levado de volta para a página do detalhe da transação e poderá visualizar o reembolso feito e acompanhar o seu status.

Pronto. Reembolso parcial concluído!

Reembolso total

Não há muito segredo nesse tipo de reembolso. Ele ocorre quando, por alguma razão específica, é preciso devolver ao cliente todo o valor pago.

O processo para realizar o reembolso total é o mesmo utilizado para o parcial.
A diferença é que ao invés de selecionar o reembolso parcial, você selecionará o total:



Depois, basta clicar em “Confirmar Reembolso”



Após concluir toda a etapa do reembolso, você será levado de volta para a página do detalhe da transação e, também, poderá visualizar o reembolso feito e acompanhar o seu status.

Pronto. Reembolso total concluído!

ATENÇÃO: Após confirmar um reembolso não há como desfazê-lo. Então tenha certeza de que está reembolsando a compra correta, ok?!
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