Reembolso Pix: como fazer?
O reembolso é a possibilidade do consumidor receber de volta o valor pago na contratação de um serviço ou na compra de algum produto.
Não há um motivo exclusivo que leve o consumidor a solicitar o reembolso do valor pago. Mas algumas das causas mais recorrentes, para que isso aconteça, são, por exemplo: o produto recebido não foi o mesmo pelo qual o cliente pagou, o produto apresenta algum defeito ou falha, não recebeu o produto, se arrependeu da compra, pagou pelo produto errado.
Independente do motivo, essa possibilidade existe e é importante que você saiba como proceder diante desse pedido de estorno feito pelo seu cliente.
Na OpenPix, existem duas formas de você reembolsar o seu cliente: parcialmente ou totalmente.
Veja abaixo como essas formas funcionam:
É comum acontecer quando o cliente realiza uma compra contendo vários ítens, paga por essa compra e só depois é avisado de que um dos produtos adquiridos não está disponível. Nesse caso, o mais comum é fazer o reembolso apenas do produto indisponível.
E como eu faço para reembolsar só uma parte do valor da compra? Você deve está se perguntando.
Calma, que a OpenPix te ajuda!
Com a plataforma aberta, no menu inicial, clique em "Extrato/Transações"
A página de extrato e transações abrirá.
Agora, com a página de transações aberta, clique em “Transações”
Uma página contendo todas as suas transações, abrirá.
Agora escolha qual transação você deseja reembolsar e clique nela
Veja o exemplo:
Após clicar na transação a ser reembolsada, uma página dos detalhes da transação abrirá.
Nesse ponto, clique em “Reembolsar”
Logo, aparecerá na tela a página contendo os detalhes da transação como: valor e o nome do cliente. Confira se está tudo certo!
Se tudo estiver correto, hora de finalizar o reembolso!
Você verá uma mensagem pedindo para que você confirme o reembolso digitando os 4 últimos caracteres do ID da transação.
Digite os 4 últimos caracteres do ID no campo em branco:
Após digitar os caracteres selecione a opção “Reembolso Parcial” e digite no campo que aparecerá, o valor a ser reembolsado:
Agora é só finalizar o reembolso clicando em “Confirmar Reembolso”
Após concluir toda a etapa do reembolso, você será levado de volta para a página do detalhe da transação e poderá visualizar o reembolso feito e acompanhar o seu status.
Pronto. Reembolso parcial concluído!
Não há muito segredo nesse tipo de reembolso. Ele ocorre quando, por alguma razão específica, é preciso devolver ao cliente todo o valor pago.
O processo para realizar o reembolso total é o mesmo utilizado para o parcial.
A diferença é que ao invés de selecionar o reembolso parcial, você selecionará o total:
Depois, basta clicar em “Confirmar Reembolso”
Após concluir toda a etapa do reembolso, você será levado de volta para a página do detalhe da transação e, também, poderá visualizar o reembolso feito e acompanhar o seu status.
Pronto. Reembolso total concluído!
Não há um motivo exclusivo que leve o consumidor a solicitar o reembolso do valor pago. Mas algumas das causas mais recorrentes, para que isso aconteça, são, por exemplo: o produto recebido não foi o mesmo pelo qual o cliente pagou, o produto apresenta algum defeito ou falha, não recebeu o produto, se arrependeu da compra, pagou pelo produto errado.
Independente do motivo, essa possibilidade existe e é importante que você saiba como proceder diante desse pedido de estorno feito pelo seu cliente.
Na OpenPix, existem duas formas de você reembolsar o seu cliente: parcialmente ou totalmente.
Veja abaixo como essas formas funcionam:
Reembolso parcial
É comum acontecer quando o cliente realiza uma compra contendo vários ítens, paga por essa compra e só depois é avisado de que um dos produtos adquiridos não está disponível. Nesse caso, o mais comum é fazer o reembolso apenas do produto indisponível.
E como eu faço para reembolsar só uma parte do valor da compra? Você deve está se perguntando.
Calma, que a OpenPix te ajuda!
Com a plataforma aberta, no menu inicial, clique em "Extrato/Transações"
A página de extrato e transações abrirá.
Agora, com a página de transações aberta, clique em “Transações”
Uma página contendo todas as suas transações, abrirá.
Agora escolha qual transação você deseja reembolsar e clique nela
Veja o exemplo:
Após clicar na transação a ser reembolsada, uma página dos detalhes da transação abrirá.
Nesse ponto, clique em “Reembolsar”
Logo, aparecerá na tela a página contendo os detalhes da transação como: valor e o nome do cliente. Confira se está tudo certo!
Se tudo estiver correto, hora de finalizar o reembolso!
Você verá uma mensagem pedindo para que você confirme o reembolso digitando os 4 últimos caracteres do ID da transação.
Digite os 4 últimos caracteres do ID no campo em branco:
Após digitar os caracteres selecione a opção “Reembolso Parcial” e digite no campo que aparecerá, o valor a ser reembolsado:
Agora é só finalizar o reembolso clicando em “Confirmar Reembolso”
Após concluir toda a etapa do reembolso, você será levado de volta para a página do detalhe da transação e poderá visualizar o reembolso feito e acompanhar o seu status.
Pronto. Reembolso parcial concluído!
Reembolso total
Não há muito segredo nesse tipo de reembolso. Ele ocorre quando, por alguma razão específica, é preciso devolver ao cliente todo o valor pago.
O processo para realizar o reembolso total é o mesmo utilizado para o parcial.
A diferença é que ao invés de selecionar o reembolso parcial, você selecionará o total:
Depois, basta clicar em “Confirmar Reembolso”
Após concluir toda a etapa do reembolso, você será levado de volta para a página do detalhe da transação e, também, poderá visualizar o reembolso feito e acompanhar o seu status.
Pronto. Reembolso total concluído!
ATENÇÃO: Após confirmar um reembolso não há como desfazê-lo. Então tenha certeza de que está reembolsando a compra correta, ok?!
Atualizado em: 23/01/2024
Obrigado!