Como Criar uma Cobrança
É novo na plataforma e não sabe como criar uma cobrança?!
Calma, que a OpenPix te ajuda!
Com a plataforma aberta clique em “Home”
Com a Home da sua plataforma aberta clique em “Nova Cobrança”
Uma página para a criação da cobrança abrirá
Comece a preencher os dados da cobrança.
1) Escolha se será uma cobrança pix comum ou uma cobrança com juros e multa
2) Selecione o cliente que será cobrado
Se quiser linkar a cobrança a algum cliente em específico, clique em “Selecionar”, caso você queira vincular a cobrança a algum cliente específico mas não o tenha cadastrado na plataforma, clique em “Criar” e crie o seu cliente; se não quiser vincular a cobrança a nenhum cliente, selecione a opção "Autocasdastro". Nessa opção o nome e CPF/CNPJ do cliente serão cadastrados automaticamente após o pagamento.
3) Dados da Cobrança
Após isso, preencha os dados dessa cobrança, colocando o valor e uma breve descrição do pagamento - nessa descrição você poderá colocar uma descrição do produto ou do serviço adquirido pelo seu cliente ou a ordem de pagamento. Porém, caso não queira realizar uma descrição do pagamento, não tem problema. O único quesito indispensável é que você insira no campo "Valor" o valor da cobrança que está criando.
4) Cashback
Apenas ative esse campo caso deseje oferecer ao seu cliente Cashback, em cima do valor da compra atual.
5) Informações adicionais
Nessa etapa você pode adicionar alguns dados da cobrança que o cliente poderá ver quando for pagar o QR Code.
Você pode colocar alguma informação sobre o pedido do cliente para que ele saiba que está pagando o pedido correto.
Esse é um passo opcional, caso não queira, não precisa realizá-lo
6) Notificações
Nessa parte, você terá a opção de enviar essa cobrança via e-mail para o seu cliente e também de enviar, via e-mail, um recibo do pagamento. Essa parte é opcional.
Note que para habilitar os envios mencionados, será necessário ter um cliente linkado a cobrança com e-mail cadastrado.
7) Tempo para pagamento
Aqui você irá definir o tempo que o cliente terá para efetuar o pagamento dessa cobrança.
Lembrando que se o seu cliente não efetuar o pagamento dentro do prazo, a cobrança irá expirar e será necessário gerar uma nova cobrança.
8 ) Área Vinculada
Se você possui diferentes canais de venda, regiões ou áreas de negócios e precisa monitorar de forma separada as cobranças de cada um desses canais você deve utilizar a funcionalidade Áreas.
9) Destino do pagamento
Nessa parte você poderá visualizar as informações da sua conta virtual para onde o pagamento dessa cobrança irá.
Após isso, clique em "Criar Cobrança" e logo você será redirecionado para uma página contendo o QR Code para o pagamento da cobrança, semelhante a esta:
Agora é só enviar a cobrança criada para o seu cliente!
Atualizado em: 13/02/2023
Obrigado!