Como Criar uma Cobrança
É novo na plataforma e não sabe como criar uma cobrança?!
Calma, que a OpenPix te ajuda!
Com a plataforma aberta clique em “Home”
Com a Home da sua plataforma aberta clique em “Nova Cobrança”
Uma página para a criação da cobrança abrirá
Comece a preencher os dados da cobrança.
1) Escolha se será uma cobrança pix comum ou uma cobrança com juros e multa
Para saber mais sobre cobranças com juros e multa, clique no link: Cobrança pix com vencimento, juros e multa
2) Selecione o cliente que será cobrado
Se quiser linkar a cobrança a algum cliente em específico, clique em “Selecionar”, caso você queira vincular a cobrança a algum cliente específico mas não o tenha cadastrado na plataforma, clique em “Criar” e crie o seu cliente; se não quiser vincular a cobrança a nenhum cliente, selecione a opção "Autocasdastro". Nessa opção o nome e CPF/CNPJ do cliente serão cadastrados automaticamente após o pagamento.
3) Dados da Cobrança
Após isso, preencha os dados dessa cobrança, colocando o valor e uma breve descrição do pagamento - nessa descrição você poderá colocar uma descrição do produto ou do serviço adquirido pelo seu cliente ou a ordem de pagamento. Porém, caso não queira realizar uma descrição do pagamento, não tem problema. O único quesito indispensável é que você insira no campo "Valor" o valor da cobrança que está criando.
4) Cashback
Apenas ative esse campo caso deseje oferecer ao seu cliente Cashback, em cima do valor da compra atual.
Para saber mais sobre o Cashback e como habilitá-lo, clique no link: Como habilitar o cashback
5) Informações adicionais
Nessa etapa você pode adicionar alguns dados da cobrança que o cliente poderá ver quando for pagar o QR Code.
Você pode colocar alguma informação sobre o pedido do cliente para que ele saiba que está pagando o pedido correto.
Esse é um passo opcional, caso não queira, não precisa realizá-lo
6) Notificações
Nessa parte, você terá a opção de enviar essa cobrança via e-mail para o seu cliente e também de enviar, via e-mail, um recibo do pagamento. Essa parte é opcional.
Note que para habilitar os envios mencionados, será necessário ter um cliente linkado a cobrança com e-mail cadastrado.
7) Tempo para pagamento
Aqui você irá definir o tempo que o cliente terá para efetuar o pagamento dessa cobrança.
Lembrando que se o seu cliente não efetuar o pagamento dentro do prazo, a cobrança irá expirar e será necessário gerar uma nova cobrança.
8 ) Área Vinculada
Se você possui diferentes canais de venda, regiões ou áreas de negócios e precisa monitorar de forma separada as cobranças de cada um desses canais você deve utilizar a funcionalidade Áreas.
Para saber mais sobre as Áreas, clique no link: O que é a funcionalidade Áreas
9) Destino do pagamento
Nessa parte você poderá visualizar as informações da sua conta virtual para onde o pagamento dessa cobrança irá.
Após isso, clique em "Criar Cobrança" e logo você será redirecionado para uma página contendo o QR Code para o pagamento da cobrança, semelhante a esta:
Agora é só enviar a cobrança criada para o seu cliente!
Calma, que a OpenPix te ajuda!
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Com a Home da sua plataforma aberta clique em “Nova Cobrança”
Uma página para a criação da cobrança abrirá
Comece a preencher os dados da cobrança.
1) Escolha se será uma cobrança pix comum ou uma cobrança com juros e multa
Para saber mais sobre cobranças com juros e multa, clique no link: Cobrança pix com vencimento, juros e multa
2) Selecione o cliente que será cobrado
Se quiser linkar a cobrança a algum cliente em específico, clique em “Selecionar”, caso você queira vincular a cobrança a algum cliente específico mas não o tenha cadastrado na plataforma, clique em “Criar” e crie o seu cliente; se não quiser vincular a cobrança a nenhum cliente, selecione a opção "Autocasdastro". Nessa opção o nome e CPF/CNPJ do cliente serão cadastrados automaticamente após o pagamento.
3) Dados da Cobrança
Após isso, preencha os dados dessa cobrança, colocando o valor e uma breve descrição do pagamento - nessa descrição você poderá colocar uma descrição do produto ou do serviço adquirido pelo seu cliente ou a ordem de pagamento. Porém, caso não queira realizar uma descrição do pagamento, não tem problema. O único quesito indispensável é que você insira no campo "Valor" o valor da cobrança que está criando.
4) Cashback
Apenas ative esse campo caso deseje oferecer ao seu cliente Cashback, em cima do valor da compra atual.
Para saber mais sobre o Cashback e como habilitá-lo, clique no link: Como habilitar o cashback
5) Informações adicionais
Nessa etapa você pode adicionar alguns dados da cobrança que o cliente poderá ver quando for pagar o QR Code.
Você pode colocar alguma informação sobre o pedido do cliente para que ele saiba que está pagando o pedido correto.
Esse é um passo opcional, caso não queira, não precisa realizá-lo
6) Notificações
Nessa parte, você terá a opção de enviar essa cobrança via e-mail para o seu cliente e também de enviar, via e-mail, um recibo do pagamento. Essa parte é opcional.
Note que para habilitar os envios mencionados, será necessário ter um cliente linkado a cobrança com e-mail cadastrado.
7) Tempo para pagamento
Aqui você irá definir o tempo que o cliente terá para efetuar o pagamento dessa cobrança.
Lembrando que se o seu cliente não efetuar o pagamento dentro do prazo, a cobrança irá expirar e será necessário gerar uma nova cobrança.
8 ) Área Vinculada
Se você possui diferentes canais de venda, regiões ou áreas de negócios e precisa monitorar de forma separada as cobranças de cada um desses canais você deve utilizar a funcionalidade Áreas.
Para saber mais sobre as Áreas, clique no link: O que é a funcionalidade Áreas
9) Destino do pagamento
Nessa parte você poderá visualizar as informações da sua conta virtual para onde o pagamento dessa cobrança irá.
Após isso, clique em "Criar Cobrança" e logo você será redirecionado para uma página contendo o QR Code para o pagamento da cobrança, semelhante a esta:
Agora é só enviar a cobrança criada para o seu cliente!
Atualizado em: 13/02/2023
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