Artigos sobre: Onboarding

Como Criar uma Cobrança

É novo na plataforma e não sabe como criar uma cobrança?!

Calma, que a OpenPix te ajuda!


Com a plataforma aberta clique em “Home”




Com a Home da sua plataforma aberta clique em “Nova Cobrança”






Uma página para a criação da cobrança abrirá







Comece a preencher os dados da cobrança.

1) Escolha se será uma cobrança pix comum ou uma cobrança com juros e multa




Para saber mais sobre cobranças com juros e multa, clique no link: Cobrança pix com vencimento, juros e multa


2) Selecione o cliente que será cobrado





Se quiser linkar a cobrança a algum cliente em específico, clique em “Selecionar”, caso você queira vincular a cobrança a algum cliente específico mas não o tenha cadastrado na plataforma, clique em “Criar” e crie o seu cliente; se não quiser vincular a cobrança a nenhum cliente, selecione a opção "Autocasdastro". Nessa opção o nome e CPF/CNPJ do cliente serão cadastrados automaticamente após o pagamento.



3) Dados da Cobrança






Após isso, preencha os dados dessa cobrança, colocando o valor e uma breve descrição do pagamento - nessa descrição você poderá colocar uma descrição do produto ou do serviço adquirido pelo seu cliente ou a ordem de pagamento. Porém, caso não queira realizar uma descrição do pagamento, não tem problema. O único quesito indispensável é que você insira no campo "Valor" o valor da cobrança que está criando.


4) Cashback






Apenas ative esse campo caso deseje oferecer ao seu cliente Cashback, em cima do valor da compra atual.


Para saber mais sobre o Cashback e como habilitá-lo, clique no link: Como habilitar o cashback

5) Informações adicionais




Nessa etapa você pode adicionar alguns dados da cobrança que o cliente poderá ver quando for pagar o QR Code.
Você pode colocar alguma informação sobre o pedido do cliente para que ele saiba que está pagando o pedido correto.
Esse é um passo opcional, caso não queira, não precisa realizá-lo


6) Notificações






Nessa parte, você terá a opção de enviar essa cobrança via e-mail para o seu cliente e também de enviar, via e-mail, um recibo do pagamento. Essa parte é opcional.
Note que para habilitar os envios mencionados, será necessário ter um cliente linkado a cobrança com e-mail cadastrado.



7) Tempo para pagamento







Aqui você irá definir o tempo que o cliente terá para efetuar o pagamento dessa cobrança.
Lembrando que se o seu cliente não efetuar o pagamento dentro do prazo, a cobrança irá expirar e será necessário gerar uma nova cobrança.




8 ) Área Vinculada




Se você possui diferentes canais de venda, regiões ou áreas de negócios e precisa monitorar de forma separada as cobranças de cada um desses canais você deve utilizar a funcionalidade Áreas.

Para saber mais sobre as Áreas, clique no link: O que é a funcionalidade Áreas


9) Destino do pagamento






Nessa parte você poderá visualizar as informações da sua conta virtual para onde o pagamento dessa cobrança irá.



Após isso, clique em "Criar Cobrança" e logo você será redirecionado para uma página contendo o QR Code para o pagamento da cobrança, semelhante a esta:






Agora é só enviar a cobrança criada para o seu cliente!

Atualizado em: 13/02/2023

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