Artigos sobre: Disputas e MED

MED e Processamento de Pagamentos

Se sua conta não está processando pagamentos, saiba que uma das causas mais prováveis seja a existência de MED aberto por seus clientes.


O MED é uma ferramenta criada pelo Banco Central para auxiliar possíveis vítimas de fraudes com o Pix.

Ele padroniza as regras e os procedimentos necessários que possibilitam a devolução de valores pagos pelo consumidor ao recebedor em casos em que exista suspeita de fraude ou em situações em que se verifique falha operacional nos sistemas das instituições financeiras envolvidas na transação.

É importante que você saiba que reclamações de MED chegam ao Banco Central e por se tratarem de suspeitas de fraudes, reclamações nesse sentido, já colocam o empreendedor no radar do BACEN, por isso, operadores do sistema Pix não aceitam casos de MED com muita parcimônia.

Uma das consequências negativas que essas reclamações podem trazer é o bloqueio temporário da sua conta, que pode vir a ser permanente caso haja reincidência de casos.

A OpenPix está aqui para te ajudar, por isso sempre acompanhamos de perto essas reclamações e fornecemos toda assistência necessária ao nosso cliente durante todo o período em que durar o processo de análise da disputa.

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a não sofrer com os casos de MED:

- Procure sempre deixar claro para o seu cliente que ele tem a opção de solicitar o reembolso, caso se arrependa da compra, antes de ir a sua instituição financeira abrir uma reclamação.

- Deixe sempre uma reserva de segurança em sua conta. Uma das causas que levam ao bloqueio da conta é estar com o saldo zerado em meio a uma disputa de MED. Mas caso você tenha feito um saque, deixando sua conta zerada, e logo em seguida recebe um MED, realizando um pagamento para chave Pix da sua conta virtual, com o valor referente ao MED, esse valor permanecerá como uma reserva de segurança até que a disputa seja encerrada, e o processamento dos pagamentos em sua conta voltarão a normalidade.

- Se o seu cliente já abriu MED e depois solicitou o reembolso, recomendamos que o período de finalização do MED seja aguardado (sete dias), pois se a conclusão final for a de que a reclamação do seu cliente procede, então, automaticamente, o valor que ele pagou será devolvido a ele, mas caso seja concluído que esse não é um caso em que o MED se aplica, então o valor pago pelo cliente será desbloqueado e entrará em sua conta.

- Se você já vem sofrendo com MED procure conversar com seus clientes e entender melhor o que está acontecendo, assim você conseguirá saber o que precisa ser ajustado para que novos casos não surjam.


Nossa preocupação sempre será o bem-estar e o sucesso do nosso cliente, então conte conosco para te ajudar nessa fase!


Qualquer dúvida basta entrar em contato conosco através do nosso canal de atendimento.

Atualizado em: 28/07/2022

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