Mecanismo Especial de Devolução (MED)

Se você ainda não conhece o MED, chegou a hora de conhecer!
Entender esse mecanismo é muito importante para quem utiliza o Pix como forma de pagamento em seu negócio.

Vamos conhecer?!

O MED é uma ferramenta criada pelo Banco Central para auxiliar possíveis vítimas de fraudes com o Pix.
Ela padroniza as regras e os procedimentos necessários que possibilitam a devolução de valores pagos pelo consumidor ao recebedor em casos em que exista suspeita de fraude ou em situações em que se verifique falha operacional nos sistemas das instituições financeiras envolvidas na transação.

Se o consumidor faz um Pix mas logo em seguida acredita ter sido vítima de algum tipo de golpe ele avisa imediatamente a sua instituição financeira. Após receber a reclamação do cliente, o banco da pessoa vai notificar a instituição financeira que recebeu a transferência, nesse caso a OpenPix , para que o valor transferido seja bloqueado.

É nessa fase do processo que a OpenPix, após receber a notificação a respeito de um consumidor final que constestou o pagamento feito à empresa em questão, abrindo, dessa forma, uma reclamação oficial em sua instituição financeira, entra em contato com a empresa para que esta esteja ciente das reclamações abertas contra ela. Nesse contato, também, procuramos ouvir o nosso cliente para entender as possíveis razões que teriam levado seus clientes a contestarem a compra.

Após o bloqueio do valor, tanto a instituição do pagador quanto a do recebedor têm até sete dias para fazer uma análise mais robusta do caso para ter certeza de que se trata efetivamente de uma fraude. Caso a fraude se comprove, o valor será automaticamente devolvido ao consumidor, caso não haja comprovação de fraude, o valor será desbloqueado.

Não se preocupe! Nós acompanharemos de perto toda a análise do caso e te ajudaremos no que for necessário.

O MED foi desenvolvido com o intuito de trazer mais segurança para os usuários do Pix, entretanto há casos, já mapeados pelo Banco Central, em que o mecanismo não se aplica, como: usuário fez um Pix por engano, por exemplo, digitando a chave errada; controvérsias comerciais entre usuários; transações com suspeita de fraude em que os recursos forem destinados à conta transacional de um terceiro de boa-fé. Ou seja, o MED não é um mecanismo de chargeback.
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