Artigos sobre: Disputas e MED

Como funciona uma Disputa?

Com a popularização das transações digitais, as disputas financeiras também têm aumentado. Felizmente, a OpenPix oferece aos seus clientes uma forma segura e eficiente de lidar com possíveis casos de fraude ou erros em transações Pix.

Etapa 1: Análise do caso

Se um cliente acredita ter sofrido uma fraude ou erro em uma transação Pix realizada na OpenPix, ele deve entrar em contato com a equipe de suporte da OpenPix imediatamente. A equipe irá investigar o caso e verificar se há indícios de fraude.

Outra forma de se iniciar uma disputa é por meio de uma reclamação MED no banco do pagador. Saiba mais sobre MED.

Etapa 2: Bloqueio do valor da disputa no saldo

Enquanto a investigação está em andamento, o valor da disputa será bloqueado no saldo da empresa. Isso garante que o dinheiro esteja disponível caso seja necessário devolvê-lo.

Etapa 3: Envio de evidências e provas

Ambas as partes envolvidas na disputa - a empresa e o destinatário da transação - devem enviar evidências e provas para a equipe de suporte da OpenPix. Isso inclui informações como descrições detalhadas da transação, conversas com o destinatário, comprovantes de pagamento, notas fiscais, entre outros.

Etapa 4: Definição sobre o reestabelecimento do saldo ou devolução do dinheiro

Após avaliar todas as evidências e provas, o Banco Central tomará uma decisão quanto ao reestabelecimento do saldo ou à devolução do dinheiro. Caso a disputa seja considerada uma fraude, o dinheiro será devolvido ao cliente. Se for considerado um erro, o saldo será reestabelecido para a empresa.

Em resumo, a funcionalidade de disputas na OpenPix permite que os clientes lidem com possíveis casos de fraude ou erros em transações Pix de forma segura e eficiente. Ao seguir as etapas descritas acima, você pode ter a certeza de que sua disputa será resolvida de maneira justa e rápida.

Atualizado em: 08/02/2023

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!