Artigos sobre: Disputas e MED

Como responder corretamente a um MED ou Disputa?

Para darmos continuidade à análise do MED ou disputa e liberarmos o saldo na sua conta, precisamos que você envie evidências sólidas que comprovem a prestação do serviço ou fornecimento do produto. Essas evidências serão avaliadas pela nossa equipe de compliance para garantir a conformidade com as normas.

Atenção: As evidências deverão ser enviadas em até 4 dias após a abertura da Disputa/MED


Aqui estão alguns exemplos de boas evidências que ajudarão a facilitar o processo de análise:


✅ Comprovantes de Entrega ou Recebimento


Envie documentos que comprovem a entrega ou recebimento do serviço/produto, como:


  • Notas fiscais (A nota fiscal deve sempre refletir o valor exato da transação)

  • Comprovantes de transporte ou entrega



✅ Registros de Comunicação


Compartilhe e-mails, mensagens ou conversas que mostrem as interações e o alinhamento entre as partes envolvidas, como:


  • Trocas de e-mails com a entrega do produto/serviço

  • Comprovante via site, email ou Whatsapp (outras plataformas, não serão aceitas)


Importante: Nessas comunicações precisa ficar claro que a entrega do produto ou serviço ocorreu para o cliente final.


  • *


✅ Detalhes sobre o modelo de negócio


Se o seu modelo de negócio é muito específico ou de nicho, compartilhe detalhes sobre o seu funcionamento:


  • Como você vende?(Digital, fisico, etc)

  • Canais de venda? (loja, whatsapp, site, qual site?)

  • O que é vendido e o que é entregue ao cliente? (Que tipo de produto? Que tipo de serviço?)


♾️ Importante


  • Seguir essas instruções torna o processo de validação mais rápido e eficiente, reduzindo as chances de rejeição do pedido.

  • No entanto, não há garantia de aceitação em todos os casos, mesmo quando as orientações são seguidas.



✅ Exemplos de boas evidências:


Confira abaixo de boas evidências que podem ser enviadas.


Nota Fiscal:


Logs de envio do produto/serviço (se for produto digital):


Comprovante de entrega (se for produto físico):



Detalhes da compra na sua plataforma:




Explicação do caso e modelo de negócio:


Lembre-se: Quanto mais evidências melhor



🔄 Envie as evidências o mais rápido possível para agilizar a análise e garantir a liberação do saldo.


Caso tenha dúvidas sobre o envio das evidências, nossa equipe está à disposição para ajudar!

Atualizado em: 03/07/2025

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