Artigos sobre: Transações

O que é um Pix avulso?

Se o seu cliente entrou em contato com você enviando o comprovante de pagamento da compra, porém, quando você verifica na plataforma, o status da mesma está como pendente ou expirada, saiba que a explicação mais provável para esse cenário é que seu cliente tenha feito um Pix Avulso para sua conta OpenPix.



Um Pix avulso se trata de um pix que foi enviado diretamente para a sua chave Pix sem uma cobrança ou um QR Code estático previamente vinculado a ele.

Entendi! Mas como meu cliente teve acesso a minha chave pix?

Quando o cliente lê o QR Code no app do banco dele, por exemplo, essa e algumas outras informações como: valor do pagamento e o nome da empresa, são mostradas pelo banco para que o cliente possa visualizá-las e verificar se as mesmas procedem. Nesse momento, da finalização do pagamento, o cliente tem a possibilidade de favoritar essa chave e deixá-la salva para a realização de pagamentos de transações futuras, por exemplo - ou seja, os bancos permitem que o cliente favorite a chave Pix do recebedor; Eles também podem copiar a chave e finalizar o pagamento direto por ela, sem utilizar o QR Code ou o link de pagamento.

Apesar de Pixs avulsos não serem raros de acontecerem, alguns ainda desconhessem sua existência e, pensando nisso, a OpenPix desenvolveu uma funcionalidade para te ajudar a identificá-los na plataforma e conciliá-los.

Se a compra do seu cliente ainda aparece como pendente ou expirada mesmo ele tendo enviado o comprovante de pagamento, siga os passos abaixo:

Abra a plataforma

Login OpenPix


Clique em "Extrato/Transações"






A página de transações abrirá.
Ainda nessa página você poderá visualizar quantas transações avulsas foram realizadas para sua conta





Após, clique em "transações"





Com a página de transações aberta, clique em "filtrar"





Logo uma tela com algumas opções de filtragem abrirá.
Vá até o campo "pix avulso" e selecione "sim" e, depois, clique em "aplicar".





Uma página contendo todas as suas transaçõe avulsas abrirá.






Nessa parte, analise as transações e verifique qual é a transação que deseja conciliar.
Para te ajudar nessa etapa, tenha em mãos o comprovante de pagamento enviado pelo cliente. Dessa forma, você poderá analisar o pagamento pelo EndToEndId da transação e conseguirá identificar com mais facilidade a transação correta.

Uma vez identificada a transação, clique nela.
Uma tela com as informações referentes a mesma, abrirá.




Verifique as informações mais uma vez e depois clique em "vincular cobrança"

Nesse ponto, uma tela contendo todas as cobranças criadas com o mesmo valor da transação selecionada abrirá.

Aqui, você poderá analisar as cobranças pelo nome do cliente, valor, data da criação da cobrança e, também, pelo código identificador.




Identificada a cobrança, basta clicar em "vincular" para vinculá-la a transação avulsa selecionada.

Ao realizar o vínculo, o status da cobrança passará de pendente para pago e os webhooks de confirmação de pagamento serão enviados para o seu e-commerce, atualizando, dessa forma, o status do pedido.




Se ainda assim você não conseguir identificar o pagamento realizado pelo seu cliente, entre em contato com o nosso suporte para que possamos te ajudar.

Atualizado em: 29/02/2024

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