Entenda a cobrança de tarifa do saque mesmo em transações rejeitadas.
Por que não há reembolso quando o banco recebedor rejeita a transação de saque?
Na Woovi, buscamos sempre oferecer transparência em relação às tarifas e ao funcionamento das transações. Em alguns casos, pode ocorrer de uma transação ser efetuada com sucesso, mas o banco recebedor recusar o recebimento do valor. Quando isso acontece, é comum surgir a dúvida: por que não há reembolso da tarifa se o valor não chegou ao destino?
Abaixo explicamos o motivo:
✔️ A transação foi realizada
Mesmo que o banco recebedor tenha recusado o valor, a Woovi/OpenPix executou a transação normalmente. Ou seja, o processo de envio do pagamento foi concluído por nossa plataforma e o serviço foi prestado.
✔️ Existe um custo operacional
Toda transação, independentemente do resultado final junto ao banco de destino, gera custos para a Woovi. Esses custos envolvem:
Geração e envio da ordem de pagamento;
Processos internos de conciliação financeira;
Comunicação com os sistemas do Banco Central e bancos participantes.
Esses custos são aplicáveis mesmo quando o banco recebedor rejeita o crédito por qualquer motivo (como conta inativa, dados incorretos, entre outros).
❌ Não há reembolso de tarifa nesses casos
Como o serviço de envio e conciliação foi realizado, a tarifa cobrada não é reembolsável. A rejeição por parte do banco recebedor está fora do controle da Woovi/OpenPix, e não invalida o serviço prestado pela nossa plataforma.
Resumo:
O pagamento foi realizado, mas o banco recebedor recusou. Ainda assim, houve custo operacional para a Woovi/OpenPix, e por isso não há reembolso da tarifa, pois o serviço foi efetivamente fornecido.
Se ainda tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato com a gente pelos nossos canais de suporte.
Atualizado em: 29/04/2025
Obrigado!